Modos de Revelar

Intervenção sobre negativo deteriorado de Marc Ferrez
Intervention on deteriorated negative by Marc Ferrez
Negras, c. 1884, Salvador - BA
Marc Ferrez/Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles

Ao final de um dia de pesquisa de imagens em um dos vários arquivos da escravidão, nos deparamos com esta imagem azul muito diferente das demais. A textura, a cor, e o fato de não podermos discernir o rosto da figura nesta imagem nos chamou a atenção. No entanto, a silhueta de uma mulher com um bebê nas costas era icônica.

Tratava-se, na realidade, de um scan de negativo de uma das imagens mais famosas de Marc Ferrez de uma mulher negra carregando o filho á moda africana com um pano ás costas e uma cesta de bananas na cabeça. No entanto, esta reprodução em particular nunca tinha sido mostrada ao público. De fato, a imagem era um erro e não deveria estar ali.

Sendo fora do usual e fora do olhar do público, era para nós uma metáfora de todas as imagens e histórias de mulheres negras que não vêm a público e que ficam confinadas á memória individual ou enterradas em arquivos privados. Ao torná-la pública, estamos também revelando o avesso da fotografia, a sua materialidade e o que o meio é capaz de revelar, ou esconder.