Pesquisa

Imagens André Ostetto Motta e Patricia Gouvêa

Pesquisa online

Todo o processo de pesquisa, iniciada em 2015, com anotações, links de matérias, bibliografia, pesquisa iconográfica e expositiva está em processo, constituindo assim um pequeno atlas afetivo de referências.

Veja a pesquisa

Artigo

O Artigo "Permission to Remember: The Wonderful Harbor and the Tourism of Pain" foi escrito por Isabel Löfgren e publicado na revista cultural sueca Hjärnstorm em fevereiro de 2016.

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Histórico

Mãe Preta é o segundo projeto de longa duração da dupla. A primeira etapa da pesquisa começou com o convite do artista plástico e curador Osvaldo Carvalho para criarem um trabalho para a exposição coletiva Crossover, em 2015, na Galeria Monique Paton, situada na Rua do Rosário 38, centro do Rio de Janeiro, local muito próximo ao primeiro mercado de escravos instalado na cidade.

Uma das pinturas que adornam a porta da galeria e que retrata uma mulher escravizada carregando um bebê nas costas à moda africana, tornou-se o ponto de partida da pesquisa. Após pesquisarmos a origem da imagem, constatamos que a pintura era a cópia de um fragmento da litogravura "Negras do Rio do Janeiro”, do artista alemão Johann Moritz Rugendas, e fez parte no livro Voyage pittoresque dans le Brésil (Viagem pitoresca através do Brasil), publicado na França em forma de fascículos entre 1827 e 1835. "Mãe Preta" era o nome dado às escravas cujo trabalho era ser amas-de-leite e cuidadoras dos filhos dos senhores brancos na época da escravidão, em detrimento aos cuidados dos seus próprios filhos. 

A busca pela imagem original tornou-se o mote da pesquisa. As artistas reinterpretaram a pintura desta mãe negra com fotografias, video e uma instalação site-specific. No trabalho, as artistas retratam um modelo masculino e simulam as vestimentas e a pose da escrava na imagem encontrada na porta da galeria como forma de pôr em questão a representação da figura materna na época da escravidão em relação a questões atuais sobre etnia, sexualidade e gênero.

Em seguida, foram convidadas por Marco Antonio Teobaldo, curador da galeria de arte contemporânea localizada no Instituto de Pesquisa e Memórias Pretos Novos, no Rio de Janeiro, para desenvolverem uma exposição a partir da questão local: um campo santo onde milhares de africanos escravizados e mortos logo após o desembarque no Cais do Valango, foram jogados à flor da terra, sem um enterro digno e que respeitasse seus rituais de morte.

Imagens de Referência

Pesquisa sobre a imagem "Negras no Rio de Janeiro" de Rugendas para a exposição Crossover (2015)

Anúncios de amas de leite em jornais de época

Colaboração com o Instituto Moreira Salles (2016)