Publicações Mãe Preta

Catálogo

O catálogo Mãe Preta, produzido para as exposições do Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais 2016 feitas em São Paulo e em São Luiz em 2018, apresenta uma edição bilíngüe de 104 páginas com todas as obras da exposição Mãe Preta.

O volume organizado por Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa e editado pela Frida Projetos Culturais, contém todas as obras das artistas feitas para o projeto, 2 textos das artistas, 6 ensaios de diversos autores, e registros das quatro exposições realizadas dentro do projeto, de 2015 a 2018.

Textos de Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, Temi Odumosu, Alex Castro, Lilia Moritz Schwarcz, Júlio César Medeiros da Silva Pereira, Martina Ahlert e Qiana Mestrich.

Clique aqui para baixar a versão digital do catálogo

Identidade visual e projeto gráfico: Alles Blau (Elisa von Randow + Julia Masagão)
Revisão de texto: Tetê Martinho
Tradução: Adriana Francisco e Jessica Varricchio
Tiragem: 1000 exemplares, distribuição gratuita
Ano: 2018

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Poster

O folder Mãe Preta, produzido para as exposições do Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais 2016, e executado em 2018 apresenta o texto de apresentaçao das artistas e um pôster inédito com as 22 heroínas negras da obra Modos de Recordar.  A forma gráfica continua a estética popular das gráficas da região portuária do Rio de Janeiro, tal como a primeira publicação de 2016.

Texto de Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, e arte gráfica das artistas em parceria com a Alles Blau.

Clique aqui para baixar o pôster inédito Mãe Preta

Identidade visual e projeto gráfico: Alles Blau (Elisa von Randow + Julia Masagão)
Revisão de texto: Tetê Martinho
Tradução: Adriana Francisco
Tiragem: 1000 exemplares
Ano: 2018

Folder

A publicação Mãe Preta foi inspirada no formato dos jornais e informes abolicionistas do final do século XIX. Muitas gráficas eram localizadas na região portuária da Gamboa, região que até hoje abriga um grande número de gráficas artesanais. O volume apresenta textos inéditos em versão bilíngües e um ensaio visual com obras da exposição e imagens de arquivo do Instituto Moreira Salles e Diários Associados .

Textos de Marco Antonio Teobaldo, Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, Júlio César Medeiros da Silva Pereira e Alex Castro.

Clique aqui para acessar a versão digital da publicação

Identidade visual e projeto gráfico: Alles Blau (Elisa von Randow + Julia Masagão)
Revisão de texto: Gilberto Lima Filho
Tradução: Isabel Löfgren
Gráfica: Cinelândia
Tiragem: 1000 exemplares
Ano: 2016

Designers

Julia Masagão e Elisa von Randow trabalham juntas desde 2015 e desde então já realizam os seguintes projetos: identidade visual e guia de programação do “5º Panorama do cinema suiço contemporâneo” para o Cine Secs; identidade visual da exposição do Camâra Cascudo, no Museu da Lingua portuguesa; identidade visual e catálogo da exposição “No Lugar do Outro: Claudia Adujar” no Institudo Moreira Salles; projeto gráfico para a coleção “Passa-Palavra” da Editora Melhoramentos; identidade visual do escritório de arquitetura Natureza Urbana; indentidade visual e sinalização do Vila Butantan; indentidade visual da exposição “A Pele e a espessura do Desenho” no Sesc Ipiranga; entre outros.

www.juliamasagao.com
www.elisavonrandow.com